13 de outubro de 2007

Slam Dunk - O Mangá


Olá

Bom dia. Hoje, juro que pensei em diversos assuntos para postar, pois queria escrever um pouquinho no blog contando algumas coisas. Pensava em postar sobre o meu feriado de 12/10, mas como ele não saiu como esperado (mas, houveram momentos engraçados), optei em deixá-los apenas em minhas recordações. Aí, conversando com uma prima, lembrei de um tema que ainda não havia falado por aqui: sobre o mangá Slam Dunk.
Várias vezes o citei, pois a música de finalização da 2ª temporada do anime - entitulada My Friend - foi cantada por ZARD é tema da amizade que tenho com os meus "irmãos" Dai e Chris. Aí, lembrei que pouco falei sobre essa história que tem sido motivo de muita ansiedade em meu arquivo de mangás mensais (sim, junto com meu marido temos alguns títulos - em japonês e português - que devem somar cerca de 7 a 8 séries, pois eu teria que confirmar, mas digo o número exato outro dia), pois ele sai apenas uma vez por mês e está muito engraçado. Bom, aviso que a montagem foram de imagens tiradas do site da Conrad Editora (http://www.conradeditora.com.br/), responsável pela publicação no Brasil. A breve sinopse, eu tirei do mesmo site:
Slam Dunk conta a história de um adolescente rebelde, Hanamichi Sakuragi, um garoto que mete medo em seus colegas de escola, mas que não consegue conquistar nenhuma menina. Sakuragi se apaixona por Haruko, que é apaixonada por basquete. Para impressioná-la ele começa a jogar e rapidamente desenvolve uma enorme paixão pelo jogo. Apesar de ser alto e forte, Sakuragi não sabe jogar e seus colegas de times tentam convencê-lo a treinar forte antes de tentar jogadas mirabolantes em frente à torcida. Ele rapidamente entra em conflito com o capitão do time, que é o irmão mais velho de sua amada e começa uma competição com Rukawa, o mais promissor jogador do time que é tudo o que Sakuragi queria ser: disciplinado, habilidoso, carismático e, principalmente, dono do coração de Haruko.

Slam Dunk passa por diversos gêneros: romance, drama e ação. O mangá reúne personagens bem diferentes, os atletas do time, os deliquentes juvenis, técnicos e casais apaixonados, que trocam constantemente de amor. Seja em um grande jogo, em uma briga da rua, em uma rivalidade romântica ou um treino no parque, o mangá sempre traz uma história interessante. A personalidade de Hanamichi Sakuragi, personagem central do mangá, é muito forte e tem diversas facetas, o que mantém a trama sempre viva e imprevisível.Em 1998, apenas dois anos após ser lançado, Slam Dunk já ocupava o 14º lugar entre os mangás mais vendidos no Japão. Em 2003, a série atingiu uma impressionante marca de mais de 100 milhões de exemplares vendidos.
Acho que, já deu para imaginar o por quê da série fazer tanto sucesso. Nesse quadro faltaram os três últimos volumes, pois a edição número 28 eu ainda não li e estou quase louca de ansiedade em tê-la em mãos. E, nesses últimos volumes publicados, eu rio à toa, pois está um misto de garra, de determinação e de algumas palhaçadas. No momento, o Colégio Shohoku enfrenta os campeões do torneio intercolegial de basquete - que é o Colégio Sanaooh, mas o Sakuragi o chama de Yamaoh - e estão na batalha para tirar o primeiro colocado do páreo na disputa. Será que eles conseguem? Eu espero que sim, pois eles "são fortes" e possuem muita perseverança na conquista da vitória.
Confesso à vocês que li (e tenho) os primeiros 08 volumes do mangá em japonês e que o conheci através de um ex-namorado que gostava da história. Como estava tudo em japonês, e na época em que o comprava, já estava fora de forma com a leitura da língua, não tive muito interesse em completar a coleção. Mas, quando vi que a edição brasileira estava para sair, não pude deixar de colecionar, ainda mais porque gostaria de entender por quê uma das músicas de ZARD estaria no anime. Depois que pude compreender, simplesmente me apaixonei pela história e não nego que é um dos meus títulos favoritos. O valor da amizade é profundo neste mangá que mostra que, mesmo tendo diferentes gênios, você pode ter um amigo que sempre estará ao seu lado, em todos os momentos.
Por isso: Itsumo kagayaite ita ne / Shounen no mama hitomi wa My Friend / Anata wo omou dake de kokoro wa tsuyoku nareta / Zutto mitsumeteru kara hashiri tsuzukete (Seus olhos sempre estiveram brilhando, permanecendo adolescentes, meu amigo. / Só de pensar em você, meu coração conseguiu se tornar forte. / Sempre estou te olhando, então continue correndo / Continue correndo...)
É isso aí. Um bom final de semana para vocês e até a próxima. Bjos ^_^

Nenhum comentário: