10 de abril de 2008

Todos no combate à dengue

Olá!!!

Mesmo hoje sendo níver do papai (Parabéns para ele!!!), optei em postar um tema que (também) tem assombrado o país: o aumento significativo da DENGUE no Rio de Janeiro, abrangendo também outros Estados brasileiros.

Segundo informações do site UOL, o RJ registrou a 80ª morte pela doença e a epidemia supera em quase 9 mil casos a mais que em 2007. O que mais assusta a população é que desta vez o número de casos de dengue do tipo 2 (aquela que resulta em dengue hemorrágica, com probabilidade - isto é, não é certeza - de morte) atinge a maioria dos pacientes. Segundo a mesma reportagem: "Uma vez que a epidemia já está instalada, seria necessário matar o mosquito adulto com o uso de inseticidas, segundo pesquisadores, mas apenas 17 fumacês (carro usado no combate ao mosquito) estão em ação na cidade -- menos da metade dos 35 que operaram em 2002.As autoridades fluminenses esperam que, além das medidas emergenciais tomadas para deter a doença, a queda de temperatura nos próximos meses, depois de um verão quente e úmido, ajude a conter a epidemia.Em 2002, os casos caíram abruptamente a partir de abril. Enquanto março teve 99.861 casos notificados, em abril o número caiu para 31.642, e em maio foram 7.208."Quando baixar a temperatura, o clima vai favorecer na contenção da epidemia", disse a fonte da secretaria."

Então, é hora de todos fazermos a nossa parte, prevenindo todos os focos da doença, para que não haja uma super epidemia pelo nosso país:

* Tampe sempre sua caixa d'água, o poço, a cacimba, os tambores de água ou tonéis, a cisterna, as jarras e os filtros.

* Não deixe no quintal, no jardim ou em qualquer local da casa recipientes que possam acumular água. Latas, copos descartáveis, garrafas e tampinhas, pneus, sapatos velhos, cascas de coco e banheira são ambientes perfeitos para o mosquito da dengue crescer e se multiplicar.

* Se em sua casa, local de trabalho ou estudo existem plantas em vasos com água, faça sua substituição por terra.

* Mantenha a garagem, o quintal e o jardim sempre limpos. Não acumule sucatas em casa. Chame o serviço de limpeza urbana de sua cidade para remover o lixo, entulhos e escoar as águas paradas ou empoçadas nas ruas. Fique de olho nos terrenos baldios, construções, tanques, praças e piscinas abandonadas, todos propícios ao acúmulo de lixo e água. (informações retiradas do site do laboratório sanofi-aventis)

A dengue só se proliferará se nós deixarmos. Então, vamos ao combate!!!!

Bjos ^_^

Nenhum comentário: