20 de junho de 2015

"A culpa é das Estrelas" - Resenhas 2015 (resenha atualizada)

Olá!!!

Num sábado à tarde, cheio de coisas para fazer... Eu decidi que postaria a qualquer custo uma resenha neste blog. E já aviso que pretendo fazer postar uma resenha por semana, seja ela de livro (que eu tenho lido muitos), de produtos de beleza que eu uso amo (e quero indicar), de dicas de passeio, de filmes para serem vistos... Enfim, resenhar faz parte do meu "eu" como jornalista (também) e corresponde a minha vontade de escrever, de voltar à ativa neste blog. E, nada melhor que estrear a seção "Resenhas 2015" com o livro que motivou e me fez voltar a ser uma leitora voraz. Sim, tudo começou com "A culpa é das estrelas", de John Green, publicado, no Brasil, pela Editora Intríseca.

IMPORTANTE: esta resenha contém SPOILERS (conteúdo e trechos do livro), pois cito várias frases que acho lindas, mas, quem não leu o livro ainda, ficará meio chateado em saber antes por aqui. :) Amiga Flavia, obrigada pelo aviso (na hora, juro que não tinha me lembrado disso).




"Tá, mais uma resenha desse livro", você deve se perguntar. Mas eu decidi postar uma resenha diferente, a fim de falar um pouco dele também no fator da volta à leitura, que se tornou um vício tremendo na minha vida. 

Quem me conhece, sabe que sou mãe de dois garotos lindos (um até famoso, que já apareceu na televisão. Calma que o post sobre isso ficará para a próxima). Na época, o filme baseado no livro estava em cartaz e como eu sabia que não poderia ir ao cinema, optei em ler o livro, já que todos comentavam tanto desta (linda e magnífica) história, que você entraria no cinema com uma caixa de lenço de papel e sairia sem ela, pois ela acabou durante a sessão. E, eu queria saber o "qual era desse filme", sem ir ao cinema. Compreendeu?

E, posso ser sincera?! Esse livro (sim, o livro. A resenha do filme fica para depois também) é um dos livros que eu mais amei ler até hoje. Cada releitura (pergunte ao Fabricio quantas vezes ele viu a mãe com o "livro azul" antes dele dormir) é como ler o livro pela primeira vez e sentir as mesmas (ou novas) emoções. Sim, o livro me encantou muito e a partir dele, fui em busca dos outros títulos do autor e não parei de ler mais. São 25 títulos até agora (sim, só em 2015), e os números só não aumentaram porque foram muuuuuuitos livros relidos inúmeras vezes, tamanha a paixão pela história ou saga. 

Mas, voltando: o livro gira em torno da amizade (posteriormente amor) entre Hazel Grace e Augustus Waters, que lutam contra o câncer (quem se lembrou da minha mãe ganhou um beijo) e vivem uma história de amor, cheia de sonhos, medos e inseguranças. Além desse amor adolescente - que é fofo demais -, o fato dos dois terem câncer foi algo que me impulsionou a terminar a história, pois só quem conviveu com essa luta sabe que tudo o que está no livro é uma verdade. Mas, o livro não é apenas apaixonante pela luta, lição de vida e pelo amor deles: John Green conseguiu colocar em seu livro frases inspiradoras que nos motivam e isso é o que mais me impressionou no livro!!! Eu não me apaixonei somente pela luta destes jovens (pois ouvi de perto a luta de alguns durante os anos de tratamento de minha mãe) e sim, a maneira que cada frase se encaixou em seus momentos, me fazendo viajar e reviver essa alegria que é ler. "Tio" Green me mostrou como eu poderia relaxar em dias estressantes sem sair de casa ou sem ouvir as músicas que tanto amo (já que em uma casa com crianças, uma mãe ter silêncio absoluto é quase impossível): simplesmente, ler um livro, sentada no sofá ou na cama que a paz interior viria aos poucos (sim, eu me desligo do mundo exterior quando mergulho e me aprofundo na leitura. É necessário derrubar a casa para tirar minha concentração - risos).  


COMO É BOM LER!!!

Ah e não vai dizer que você não gostaria de ler (ou ouvir) a seguinte - e talvez maior e mais linda - declaração de amor do mundo, feito por um cara que, mesmo sabendo que você tem câncer, te ama pelo que você é por dentro: 


Me diz o que é essa declaração?! No livro e no filme, a declaração foi dita em momentos diferentes, mas se encaixaram perfeitamente na situação (sim, eu não vi muita diferença nessa cena e achei fofa a mudança para o filme). E a resposta - talvez tardia - mas dita de Hazel para Augustus foi tão digna quanto a declaração acima:  


Há outras inúmeras frases lindas e inspiradoras nesse livro, que eu optei por pegar ALGUMAS na internet e fazer uma montagem (Por favor, leia o livro, pois há muito mais que isso e muito mais pelo que se apaixonar). 



"Tá, é modinha", você também pode dizer. "Tá, mas o filme é diferente", você também pode dizer. Mas, eu sou livre para ler o que quero, assim como para escrever o que quero neste espaço. E também sou livre para gostar do filme do jeito que eu quiser. Ambos (o livro e o filme A Culpa é das Estrelas) são lindos, mas há fatos do livro que foram tirados para o filme que, se você leu o livro antes de ver o filme, sentiu falta. Sim, algumas cenas foram bem adaptadas, o elenco foi um excelente trabalho, mas o livro... se você derramou lágrimas no cinema, pode ter certeza que derramará muito mais com o livro, já que as cenas são mais intensas (e eu também sou o tipo de leitora que mergulha na história e se sente "a" personagem, o que ajuda ainda mais a gostar do livro).

SIM!!! Eu tenho os dois de tanto amor que tenho pelo livro 

Admito que li outros livros que viraram filmes (sim, tem muita resenha a ser escrita, já aviso) e posso garantir: mesmo com 500 ou mais páginas, um livro é muito melhor. A leitura não somente te transporta para um mundo diferente, mas te enche de cultura e sabedoria, pois ler é algo que você pode fazer em qualquer momento de seu dia (minha opinião). 

A prova da verdade: esses são alguns livros e seus 
respectivos filmes que eu tenho aqui. (Quis tirar a prova de qual era melhor)


Esses são meus livros que viraram filme e eu não tenho os DVD's. 
Cidades de Papel - também livro do John Green - vai estrear nos cinemas mês que vem. E sim, minha coleção da saga Crepúsculo é a saga Branca.

Chorou com o filme?! Que tal "largar a preguiça de lado" e ler o livro? Na minha opinião, você vai amar (e chorar) ainda mais... 

E bora curtir o final de semana (com sol, mas gelado) aqui em SP?! Até o próximo post. 

Beijos ^_^

2 comentários:

Não Vivo Sem Livros disse...

Que lindo Vih, Eu também amei o livro e o filme. Me emocionei ao ler seu post e lembrar do livro.

Unknown disse...

Amor sem limites por esse livro <3