10 de agosto de 2015

Tutorial de artesanato: marcador de página com EVA

Olá!!!

Sei que o blog está com postagem um pouco atrasada. Peço desculpas por isso, pois com o início da volta às aulas dos meninos, eu também retomei minha rotina e estou em adaptação com tudo (acordar cedo, ter silêncio por algumas horas em casa...). Mas calma que tudo voltará ao normal.

Bom, quem passa por aqui, sabe que eu AMO LER. Tenho uma pilha de livros aqui e novos são comprados sempre que há uma promoção (sim, eu não resisto). Mas, para não me perder nas páginas, eu costumava usar tiras de papel que encontrava por aí, mas eu perdia essas folhas e não dava certo (sim, sou daquelas que não curte usar o marcador que vem nas capas dos livros para não amassar o livro e o marcador). Certa vez, navegando pela internet, vi um marcador de página feito em EVA (que tenho muito aqui) e resolvi me arriscar a fazer sozinha. Sim, eu imaginei como era todo o processo e fiz. Lógico, os primeiros testes deram errado, mas ao poucos, tudo foi se ajeitando. 

E, pensando nos leitores que também amam ler, o post de hoje será um tutorial de como fazer um marcador de página de EVA com elástico.

Vamos anotar o material preciso?!

MARCADOR DE PÁGINA FEITO COM EVA
- Folha de EVA na cor desejada (a minha será azul)
- Palito de churrasco (para riscar o molde)
- Cola para EVA (usei uma diferente da que costuma sair nas fotos, porque não a encontrei)
- uma tira de elástico de 37 cm (a largura do meu elástico de 11mm, mas eu já usei elástico mais fino e também ficou ótimo)
- Molde (hoje é de estrela, mas pode ser coração, flor, vestido...)
- Caneta para retroprojetor



E "ao trabalho": 
1- Com a ajuda do palito de churrasco, faça o contorno do molde no EVA...

... que ficará desse jeito.

2- Com a ajuda da tesoura, recorte o molde e reserve.

Aí, vem a parte legal: caso você queira decorar, use a caneta de retroprojetor para dar detalhes ao marcador. Eu gosto sempre de colocar uma carinha feliz (me lembra sempre as estrelinhas do jogo do Super Mario Bros). Se você tiver em casa aqueles olhos de boneca (que eu usei no tutorial do coração para o Dia dos Namorados), também ficará bem legal. Caso você não queira fazer nada, deixe o molde em branco mesmo.

se você fazer a carinha, olha como fica. Eu fiz no "olhômetro" mesmo.

3-Passe a cola para EVA em uma das pontas do elástico...

... e cole dentro do verso da estrela (preste atenção para não colar a ponta errada).

4- Passe cola na outra ponta do elástico. Mas, preste atenção - novamente - no modo de colar o elástico no EVA, pois ele ficará "arredondado" e em forma de círculo.

5- Corte um pedaço de EVA (eu costumo usar a sobra do molde da estrela mesmo), que cubra o remendo do elástico, mas não ultrapasse a borda da estrela.

6- Depois de colado, ele ficará assim (verso e frente). 

E quem ficou preocupado se a medida do elástico dava certinho no livro... 
peguei um livro para modelo de prova que a medida está correta
(sim, é um dos meus livros favoritos e vai ter resenha em breve).

E aí, gostaram? Quem se arriscará a fazer um também? E antes que eu me esqueça, segue o molde da estrelinha do marcador. Claro, se você quiser fazer maior, basta aumentar a medida sem problemas.



Uma ótima semana à todos!!!! 

Beijos e até o próximo post ^_^

Nenhum comentário: