28 de julho de 2015

Bolo de Chocolate - Receita que eu faço

Olá!!!

Depois do post sobre Divergente, imagino que você ficou com vontade de comer bolo de chocolate, mas como não tinha uma receita legal para fazer, desistiu. Pois é, eu fiquei com essa vontade esses dias... Aí, em uma tarde, decidi fazer um para comer com a família e... compartilhar a receita que eu mais faço em casa. Sim, teremos alguns tutoriais das receitas que são mega aprovadas por aqui.

Eu admito que peguei esta receita na internet, em um dia após descobrir que não tinha chocolate em pó em casa, pois costumo fazer a receita do bolo de chocolate chamado "nega maluca". Mas, confesso que a receita abaixo foi um belo achado, já que sempre tenho achocolatado por causa dos meninos e o mais pedido é BOLO DE CHOCOLATE. A receita é prática e fácil, então, anote os ingredientes:

BOLO DE CHOCOLATE ECONÔMICO (receita da Ana Maria Braga)

  • - 1 xícara (chá) de leite
  • - 1 xícara (chá) de óleo
  • - 2 ovos
  • - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • - 1 xícara (chá) de achocolatado
  • - 1 xícara (chá) de açúcar
  • - 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo:


Numa tigela, coloque a farinha de trigo, o achocolatado, o açúcar e o fermento em pó (eu costumo peneirar todos os ingredientes antes de começar a fazer o bolo). 

No liquidificador, bata bem: o leite, o óleo e os ovos. 

 
Junte o líquido batido no liquidificador...

 ...e misture bem.

Asse em forma untada e enfarinhada no forno médio (180ºC), pré-aquecido, por mais ou menos 25 minutos (faça o teste do palito para ver se ele está pronto. Coloque um palito no centro do bolo e puxe. Se ele sair "limpo", o bolo está assado).

Eu costumo fazer um "brigadeiro mole" (em breve receita) ou "ganache" (idem) para a cobertura do bolo. Desta vez, a lombriga era tremenda que me arrisquei em fazer a cobertura que muitos usam para bolo de cenoura (que fica durinha e seca) e peguei esta receita (tirei do site Panelinha, da cobertura do bolo de cenoura).
COBERTURA: 
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (não é nescau, é aquele "do Padre")
1/3 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina (eu uso sem sal)
1/3 xícara (chá) de água
MODO DE FAZER: Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médico mexendo sempre com um batedor de arame.

Assim que começar a ferver, misture bem por cerca de 4 minutos ou até a calda desgrudar do fundo da panela.

Espalhe no bolo ainda frio (esqueci de tirar a foto dessa foto) e deixe esfriar. Sirva e se delicie. 


PS: Eu tenho um "problema" com esta cobertura e uma receita nunca é o suficiente. Então, no meu caso, eu dobro a quantidade de ingredientes sempre.

Espero que vocês gostem!!!

Até o próximo post!!! (tem resenha chegando por aqui...)

Beijos ^_^ 

Um comentário:

Não Vivo Sem Livros disse...

Aí que delícia... Isso é covardia hahaha Eu quero bolo de chocolate ❤.