6 de setembro de 2015

Resenha: A Marca de uma Lágrima (Pedro Bandeira)

Olá!!!


Uau, dois posts na semana é tudo de bom, hein?! Ainda em ritmo de Bienal do Livro 2015 (pena que é no Rio de Janeiro), vou postar uma resenha de um livro que li quando nova, mas que faz parte da minha juventude. E sim, o reli recentemente, não somente para a resenha, mas por amar a história: A Marca de Uma Lágrima, do maravilhoso autor Pedro Bandeira. A resenha foi pedido das meninas do blog Amor em Cada Página (http://amoremcadapagina.blogspot.com.br) e também está publicado por lá. 



Quem me conhece desde a adolescência, sabe que sou mega fã do escritor brasileiro Pedro Bandeira. Foi através de suas palavras que viajei demais com um livro (A Droga da Obediência, indicado por um primo que não leu os outros livros da saga) e que arrebatou meu gosto pela leitura. E, como na minha infância não havia internet para correr atrás dos outros livros lançados pelo autor (por favor, lembrem-se que sou uma mulher com mais de 30 anos), eu recorria à biografia que se encontra no final do livro para saber mais sobre as obras publicadas pelo autor. Tanto que, li todos os livros protagonizados pelos Os Karas (e me emocionei ao ler o último livro – publicado em 2014 - que concluiu a saga de uma maneira esplêndida), e foi assim que conheci e li A Marca de uma lágrima, que será apresentado agora.


Diferente da saga Os Karas (quem quiser resenha dos livros, por favor, comente), a história é narrada por Isabel, uma adolescente que se apaixona por seu primo Cristiano, que se apaixona pela melhor amiga de Isabel, Rosana. E agora, como lidar com estes sentimentos, em meio à adolescência?!

Bom, vamos à sinopse da capa:

Isabel se acha feia. Será mesmo? Ou somente ela acha isso? Escreve cartas e versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. Por causa da beleza e da verdade de suas cartas, Cristiano mais se apaixona por Rosana e mais aumenta a desesperança de Isabel. Sua situação agrava-se ainda mais com a morte da diretora da escola, pois a jovem é testemunha de que aquele aparente suicídio seria na verdade um bárbaro assassinato e, a partir de então, sua vida estará.

Isabel é uma adolescente como muitas, que ama em segredo e tem seus complexos. É uma boa aluna, escrever poesias, sonha em encontrar o amor verdadeiro e “conversa” sobre seus pensamentos com o espelho em meu quarto. O encontro dos quatro personagens principais (como não esquecer Fernando, amigo de Cristiano, que ama Isabel loucamente) acontece na festa de aniversário de Cristiano, mas o desenrolar da trama acontece na escola, durante as aulas.

Em meio ao “triângulo amoroso” protagonizado por Isabel, Cristiano e Rosana, à ajuda pedida tanto por ambos para surpreender seus amados, um crime acontece e o desfecho é surpreendente, solucionado em meio ao caos imaginável. Em meio à uma alucinação, Isabel supõe respostas ao crime, revertendo a situação em meio ao transe em que se colocou. Afinal, como a querida diretora Dona Albertina morreu dentro de sua sala? Onde entra o amor de Fernando no meio de tudo? Será que Cristiano saberá a verdade sobre os poemas enviados e recebidos e sobre o amor que a prima sente por ele?

A marca de uma lágrima é um livro com muita ação e suspense, que prende o leitor do começo ao fim. Você quer descobrir a verdade sobre tantos segredos, quer gritar para Isabel para que ela abra seu coração, quer chorar com suas dúvidas, sofre com seus problemas (e até se identifica com ele)... É um livro com final surpreendente e maravilhoso, que te faz querer um amor assim.

Pedro Bandeira, como em tantos outros livros, soube usar uma narrativa adolescente que me encanta nos livros que já li. Ele soube engrenar a história como um regente atento à sua equipe e fez um livro com suspense, amor, amizade, responsabilidades, fantasias e poemas. Ele mescla o amor nesta fase da vida, assim como suas aflições que, mesmo adulta, não há como não amar ou se apaixonar pelo livro.


Curioso?! Leia e divirta-se... mas esteja atento para todas as surpresas que o livro traz... 

Beijos e até o próximo post!!! ^_^

PS: Se você procurar este livro para compra, notará que a capa não é a mesma. Sim, o livro fotografado é super antigo.



Um comentário:

Não Vivo Sem Livros disse...

Eu li A Droga Do Amor quando era mais nova, faz muito tempo, foi o primeiro livro sem figuras que conseguir ler até o fim hahaha. Lembro que amei, li em um dia tudo, mas na época não eraa tão viciada em livros e nem sabia que se tratava de uma saga, então lunca li os outros. Espero um dia ter a oportunidade de ler todos. O Post esta ótimo. Fico aguardando sua resenha de Os Karas viu... bjuus