10 de outubro de 2015

Outubro Rosa

Olá!!!

Em meio à muita agitação por aqui, corri para fazer este post especial, que tem muito significado para mim. E isso inclui a mudança temporária do layout do blog: o fundo azul estará rosa, assim como a fonte da letra da capa. 


A cor da fonte do texto será em azul para facilitar a leitura, mas todos os destaques ganharam o tom rosa este mês. E, você deve se perguntar o por quê, certo? Por causa da campanha OUTUBRO ROSA.


Quem me conhece há tempos ou deu uma vasculhada no blog, sabe que perdi, para o câncer (inicial, na mama), a minha melhor amiga há quatro anos. Ela não era apenas a minha melhor amiga, mas foi a minha mãe, a pessoa que mais me compreendia, mais me apoiava, mais me motivava em tudo. Era com ela que contava meus segredos, meus medos e com o olhar, ela sabia de tudo o que acontecia comigo ou eu escondia.

Mamãe teve o diagnóstico do câncer tardio e o descobrimos logo após ela infartar (sim, foi uma época difícil para a família. Papai quebrou o braço dias antes, mamãe infartava e não sabia - chegou a ser internada e operada. Sim, ninguém percebeu os sintomas do infarto e tive que ouvir do médico que era um milagre ela estar viva quando dei entrada no pronto socorro quando a dor foi demais - e logo após isso, tivemos a confirmação da doença). Tempos depois, mamãe confidenciou que sentia o caroço na mama, mas não nos disse nada, com medo de ser câncer (afinal, mesmo não conhecendo, a doença é temerosa, uma vez que ainda não há cura). E, como algumas mulheres, mamãe não ia ao médico regularmente como é recomendado e isso nos fez pensar (depois) e lembrar da importância de cuidar de nossa saúde. Talvez ela ainda estivesse aqui, talvez não. Mas mamãe, desde o primeiro momento, se demonstrou corajosa para enfrentar a doença, sempre motivando os médicos a encontrarem alguma alternativa para o tratamento ser prolongado. Ela sempre sorria, o que os motiva, no meu ver.

Foram sete anos de luta; duas cirurgias; inúmeras sessões de quimioterapia e de radioterapia; além de incontáveis exames (além dos de sangue, outros tantos que nem me lembro mais o nome)... Tivemos o privilégio de ouvir e conhecer histórias maravilhosas, de pessoas com garra, de histórias felizes, de apoio mútuo que se forma, uma vez que, quando você passa a encontrar as pessoas com certa frequência, uma grande amizade é formada e tudo é motivo para se comemorar ou felicitar. E, o apoio médico e hospitalar que nunca nos faltou, pois todos sempre foram maravilhosos com ela, cheios de carinhos e palavras doces quando precisávamos ou não esperávamos.

Sou grata por ter vivido esta experiência de perto. Quem conviveu (ou convive) com uma pessoa com câncer, sabe como eles lutam por um minuto a mais perto de nós. Como eles são fortes quando não acreditamos; quando eles nos motivam quando não acreditamos em sua (ou em nossa) força; como eles nos ensinam a viver e sermos felizes, gratos por aquilo que temos perto de nós. 

Cuidem-se sempre!!! A prevenção é o melhor remédio para que uma doença grave seja descoberta antes de sua evolução. Assim, todo o tratamento preventivo será realizado. Eu mesma, depois de anos adiando as consultas de rotina, me cuidei este ano e descobri alguns problemas de saúde, dos quais já tenho me tratado e prevenido. 

SAÚDE É O QUE INTERESSA. O RESTO, NÃO TEM PRESSA!!!

Você já fez seu auto exame? Já foi ao médico conferir aquela dorzinha? Antes tarde do que nunca. 

Cuidem-se e um ótimo feriado!!!!

Beijos ^_^ 

Um comentário:

Unknown disse...

Lindo texto amiga!!!
Parabéns!!! =)
Se cuida, estou contigo! <3