31 de dezembro de 2015

Resenha: O Pulo da Gata (Fernanda França)

Olá!!!

No fim, eis que surgiu um último post do ano... Pois, lembrei que o livro remetia à passagem de ano e como foi um dos que eu cansei de reler e há uma frase maravilhosa para fechar o ano... não resisti e cá estou na frente do computador redefinindo o post... 

Confesso que, colocar esta resenha no blog, mexe com uma pequena ferida recente. Pois, no meio de tantas felicidades que tive com o blog, por questões pessoais, praticamente, todas as minhas parcerias foram desfeitas. Foram por erros cometidos e também por questões de desentendimentos mesmo (todos PESSOAIS!!!). Mas, a vida nos ensina a relevar certos acontecimentos e nos faz crescer com cada caso. Admito meus erros e sei que sou culpada, não nego. Mas, no momento, opto em ser também um pouco egoísta com certos pensamentos e decisões (e talvez ouvir um pouco mais a razão, pois o coração anda bem tapado - risos), pois vejo o que é  melhor para mim. São tantas mudanças, tantos vivências, tantas indecisões, tantas decisões, tantas conversas, tantas reflexões... Que eu optei em retirar da minha vida pessoas que vi que, mesmo eu errando e assumindo, não que se opuseram 100% à mim, mas que... não compreenderam exatamente a minha decisão e me condenaram demais, sem levar em conta o "meu atual". 

Sou humana e já errei muitas vezes. Esta não foi a primeira e nem será a última. A vida tem sido um aprendizado muito grande nesses anos todos que, mesmo tendo passado por situações que ninguém imagina que já vivi, eu continuarei errando e aprendendo. Por que, se não for assim, como vou realmente crescer e ser a pessoa que eu QUERO ser?! Não há limites para os sonhos e, uma coisa que me faz refletir é que, preciso mesmo calar a boca para certas pessoas e assuntos. Afinal, se não quero ouvir certos comentários e julgamentos, melhor nem falar nada... 

Mas, voltando... eu reeditei a resenha que será publicada mais abaixo. O livro é tão apaixonante e tão a ver com o ano novo que... não deu para não divulgar e ter um real último post de 2015... Com vocês, mais uma autora nacional que me conquistou: Fernanda França e seu "O Pulo da Gata". 

O Rony bancou o modelo para ilustrar o livro

Publicado pela Editora Essência, o livro tem 286 páginas de muitas emoções e é mais um livro nacional que entrou para lista de lidos e amados. Gente, eu não imaginava que, ao voltar a blogar, eu pudesse conhecer tantos autores nacionais que me conquistassem em tão pouco tempo. 

O Pulo da Gata, escrito pela Fernanda França é mais um que entra para o ranking do “esse livro foi escrito para mim” (os outros são Até Eu Te Encontrar e Quando o Vento Sumiu, ambos escritos pela maravilhosa Graciela Mayrink e que já foram resenhados por aqui).


Admito que o título e a capa deste livro chamam demais a atenção. A sinopse também encanta e me deu mais vontade de lê-lo assim que o vi nos sites. Como a Ketilin (do blog Amor em Cada Página) ia ao evento de lançamento, não perdi a oportunidade de pedir um livro autografado e foi o que eu ganhei. Em nosso encontro que ocorreu esse ano (sim, nós nos conhecemos pessoalmente), ela me trouxe o presente, assim como eu entreguei algumas encomendas que estavam por aqui. Mas, chega de blábláblá e vamos à sinopse da capa?


Maggie May vai ao encontro de Gato Gatuno em um bar, mas lá, confunde as características de Felipe (o “verdadeiro” nome do Gato Gatuno) com a de outro rapaz que se aproxima dela e aí começa a trama. Eric, o comediante do bar onde aconteceria o encontro, se encanta com Maggie – e ela, também por ele – e a história gira em torno desse “triângulo amoroso”. 

As amigas de MaggieLulu e Vidinha – presentes na trama inteira, juntamente com Lico e Leca (um casal fofo demais!!!) e toda a família Silva - se envolvem de uma maneira sensacional, que você também quer ser parte de uma família tão “musical” como aquela.

Quando, após inúmeras tentativas, o sonho de se casar seria realizado, um GRANDE “incidente” acontece e o livro dá sua primeira reviravolta.

Mas, o que mexeu mesmo comigo foi o pulo da gata que Maggie deu quando ninguém imaginava que ela seria capaz de fazer (eu mesma me surpreendi!), que é a segunda e grande reviravolta da história. A identidade, a sintonia e a lição de moral no livro foram tamanhas com os acontecimentos recentes em minha vida, que eu me dei de corpo e alma para ajustar este texto do jeito que eu queria. E nossa, é uma surpresa agradável ler e ver o crescimento de Maggie em toda a história e como Fernanda elaborou uma personagem que pareceria frágil, se tornar uma mulher tão madura em poucas páginas.

Quando temos um sonho fixo em nossos corações, esquecemos que vivemos uma realidade mais propícia aos tropeços que a vida pode nos reservar. Sonhar acordada, sorrir sem motivo, se apaixonar perdidamente... é algo que almejamos em nossas vidas para sempre. Mas, às vezes, a vida nos prega certas peças e coloca certos obstáculos que nos fazem ver que, não é apenas de sonhos que vivemos e sim, de uma realidade onde precisamos colocar os pés no chão para concretizar desejos ocultos em nossos corações.

Abrindo meu coração para todos, durante esses meses de reflexões, eu argumentei e contra argumentei com meu coração e meu eu interior, questões que remexiam demais com o meu dia a dia, ao ponto de deixar responsabilidades de lado. De um dia para o outro, de uma semana a outra, de um mês ao outro... tudo mudou e foi bagunçado, dando reviravoltas imprevisíveis, que mais parecem testes de vestibular com inúmeras opções de perguntas e apenas uma resposta correta. E, mesmo com o empurrão de várias amigas (quem está a par da minha história atual e ler esse trecho, saberá quem são essas amigas de que falo tanto), eu sabia que a decisão deveria partir de mim, de dentro do meu coração, pois não é uma decisão fácil para ser tomada na vida que tenho aqui. 

A mensagem que Fernanda deixou em seu autógrafo: Que você descubra o seu ‘pulo da gata’ e seja muito feliz! me sensibilizou demais. E, finalmente, eu vi que encontrei “este pulo” e estou pronta para concretizá-lo! (só me falta coragem!!! Mas sei que, com a decisão do coração, tudo dará certo!)

Mega feliz com a mensagem ^_^

Não é apenas de sonhos que vivemos. Em simples atos, podemos descobrir que somos capazes de tudo e mais. Quando deixamos alguns sonhos de lado e decidimos “crescer”, nos encontramos de tal maneira que, nem mesmo, acreditamos ser capazes de tanta proeza. O “pulo da gata” (e do gato) existe em cada um de nós, basta estarmos preparados para enxergar a oportunidade ao fundo e acreditar que a conquista será obtida. Basta uma(s) música(s), apoio amigo (no meu caso, de muitos amigos queridos e amados!!!), alguns vários livros com quem você se identifica e ouvir seu coração para que tudo dê certo. Quando você menos imagina... a certeza vem e tudo fica calmo e claro!

Eu demorei, mas encontrei, finalmente, o pulo da gata para minha felicidade.
Prontos para encontrarem o de vocês?

Ah, o motivo deste ser o real último post do ano e ser incluso de última hora?! Há uma frase linda no livro que remete ao ano novo e tudo que eu realmente desejo e tenho dentro do meu coração:

366 (sim, 2016 é um ano bissexto) novos dias para encontrarmos a felicidade que queremos!!! 12 meses inteiros para recomeçarmos cada um de um novo jeito, quando o que acabou não terminou como imaginávamos ou gostaríamos. Essa é a uma das metas para o próximo ano: quando um mês não acabou como eu imaginei, bora ser feliz e mais positiva no próximo para que ele termine muito melhor!!! 

Agora sim: FELIZ ANO NOVO!!!

Beijos e até 2016!!! ^_^

Um comentário:

Unknown disse...

Vivis!
Não acredito que ela fez o autógrafo com "Vivis" adoreeeeei!!! <3
E amei a resenha, fechou bem o ano, já quero o livro!!! Entrou para a wishlist!
Que 2016 você possa continuar "blogando" sem parar, torço muito para o teu sucesso!!!
Um beijão minha amiga! <3333