Olá!!!
Hoje decidi postar um texto sobre o que atrai em um livro. Para mim, não há uma explicação lógica para o tema: às vezes, eu me apaixono pelo título; às vezes, porque já conheço o autor (li um outro livro dele); às vezes, porque vi que o autor tem outros títulos e quero ler tudo o que ele escreveu; às vezes, a capa simplesmente me encanta; às vezes, um amigo me indicou; às vezes, eu li a resenha de um site ou blog; às vezes, porque o livro está com uma mega promoção e eu não resisti ao preço e tinha que ler; às vezes, porque o livro é sobre um assunto que eu amo demais; às vezes, porque de tanto que comentam, eu quero a minha opinião sobre ele, às vezes, porque descobri que aquele filme legal tem um livro por trás e quero saber como é a história por um outro ponto de vista... Simplesmente, não há explicação lógica para isso.
Sim, já comprei livro pela capa e pela sinopse e, quando li, o abandonei (temporariamente). Outro, mesmo que todos comentaram sobre o livro e o filme, eu simplesmente não me identifiquei com ele e não gostei da leitura. Outro que foi indicado por uma amiga e, no começo, não me empolguei, mas depois a história virou do avesso e eu me encantei, Há sagas (sim, aquelas que "modinha" que todo mundo lê porque todo mundo tem lido) que me encantaram demais e também que me fizeram conhecer pessoas novas a quem aprendi a chamar de amigas (e que me indicam novos títulos, por sinal. Assim, a minha biblioteca vai aumentando sempre)... Há títulos e títulos, mas há livros que preenchem todas as expectativas e são relidos inúmeras vezes, que chego a decorar as falas e continuo a me emocionar. E pergunte se eu o largo?! O deixo na estante e parto para outro livro quando realmente vejo as opções que tenho à disposição e um deles chama mais a minha atenção naquele momento.
Vale a pena lembrar que o fator TEMPO também precisa ser adicionado em minha leitura. Porque, mesmo que eu queira ler um livro em algumas horas, a função "mãe" é acionada e a leitura é deixada de lado. Essa "amiga leitura" chegou em minha vida como uma forma de me distrair, assim como o artesanato (que eu também amo, principalmente quando quero presentear os outros). Mas, a leitura é algo que me transporta para outros mundos e eu posso simplesmente esquecer um pouco meus problemas, minha rotina, onde libero mesmo meu estresse, viajando para lugares distantes, conhecendo outras "pessoas", lutando junto à elas, conhecendo seus medos e amando seus amores...
É estranho escrever sobre isso?! Não, para quem gosta de ler. Para quem adquire o hábito da leitura, se encantar com as palavras escritas ou se transportar para outro mundo simplesmente enriquece a alma e o coração. E não pensem que não incentivo a leitura por aqui: o Fabricio (meu filho mais velho) já que ama orquídeas, ganha alguns livros sobre esse assunto, assim como tenho comprado livros sobre amizade, solidariedade e ele se diverte. Mesmo não sabendo ler, ele tem facilidade em decorar as frases e "lê" e encanta todos . O Dalton se interessa por livros de heróis ainda. Mas o peguei outro dia "lendo" também, imitando o irmão.
E quantos livros já li esse ano?! Pelas contas, 25 novos, porque como reli vários, não dei chance para os novos. E calma que vem muita resenha por aí, além de fotos de artesanatos feitos nesse período de ausência, que valem ser postados.
E me conta: quantos livros você leu até o momento???
O friozinho de SP me lembram que as obrigações de mãe precisam terminar o domingo. Uma ótima semana à todos e até o próximo post.
Beijos ^_^
Nenhum comentário:
Postar um comentário