15 de outubro de 2011

Outubro rosa

Olá!!!

Sei que alguns amigos e conhecidos do Facebook devem estranhar o fato de hoje, eu ter postado meu apoio ao movimento "Outubro Rosa". Mas, os mais próximos sabem bem o motivo deste apoio, talvez meio tardio, uma vez que já estamos no meio do mês.

A grande maioria sabe que minha mãe faleceu de câncer este ano. Mas, são poucos os que sabem que este câncer começou com um diagnóstico de câncer de MAMA, que infelizmente se espalhou por outras partes do corpo. Motivos para apoiar o movimento?! Eu tenho muitos, como vocês podem ver. 

Há inúmeros sites que falam sobre os cuidados e prevenções sobre a doença, tal como suas explicações (o INCA, ONCOGUIA, são apenas dois sites que cito agora). Mas, meu recado é: "melhor prevenir do que remediar". Aprendi com a minha mãe que, mesmo uma simples dorzinha, é melhor ir ao médico o quanto antes, mesmo que o diagnóstico seja "temível". É melhor  você ouvir do médico o quanto antes e ter uma chance a mais de se curar, ou, se for para enfrentar, que seja com alegria, força de vontade, luta, perseverança e muita esperança (nem que ela acabe em seu último minuto de vida).

Em várias consultas, sempre escutei os médicos falarem para minha mãe que era, essa força de vontade, essa alegria, que a mantinha viva. Mamãe nunca desistiu, meus amigos. E vocês não imaginam quantas sessões de quimioterapias (de vários tipos, sendo bem sincera), radioterapia (em várias partes do corpo, onde conhecemos tantas pessoas com quem compartilhamos nossa história e aprendizado, além dos horários cada vez mais diferentes e opostos), tantos medicamentos e duas (longas) operações ela passou e viveu. E como foi para ela ouvir do médico tantas vezes que, infelizmente, o câncer tinha aparecido em outras partes do corpo. Ela lutou meus amigos, e como!!!  E nós, sua família, sempre a apoiamos em tudo, em seus diversos momentos (e essa é uma parte fundamental durante o tratamento de qualquer doença).

Segundo dados do site do INCA:
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Estimativa de novos casos: 49.240 (2010)

Número de mortes: 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens (2008)

Sim, o câncer de mama também pode atingir os homens, mesmo sendo raro (acreditem: eu conheci um homem com câncer de mama durante uma das consultas da mamãe). Por isso, vamos prevenir e nos cuidar!!!

SAÚDE É FUNDAMENTAL PARA TODOS!!!

bjos

PS1: Post rosa em homenagem ao movimento.

PS2: Sei que não escrevi muito, mas espero ter colaborado um pouco com meu desabafo.

Nenhum comentário: